Bem-Vindos...

Ao nosso blog "Japão - Etc." Somos um grupo de alunos do 12º ano da Escola D. Maria II de Vila Nova da Barquinha e no dia 20 de Março de 2007 realizámos uma palestra sobre o Japão, no âmbito da disciplina de Área de Projecto.

Como nem todas as pessoas tiveram disponibilidade para assistir, decidimos disponibilizar aqui todas as informações relativas às actividades que desenvolvemos, entre outras coisas que achamos que vão gostar! Por isso não deixem de nos visitar e deixar os vossos comentários!

Divulguem!!!

domingo, 20 de maio de 2007

O Cinema Japonês

Cinema mudo

O 1º filme produzido foi o documentário “Geisha no Teodori” em Junho de 1899.
A maior parte das salas de cinema desta época empregavam benshis, que são narradores cujas leituras dramáticas acompanhavam o filme e a música, que era, como no Ocidente, tocado ao vivo.
O terramoto de 1923, o bombardeiro aliado de Tóquio durante a segunda guerra mundial, assim como os efeitos naturais do tempo e da humidade do país, destruíram a maior parte dos filmes realizados nesse período.

Só em 1936 apareceram filmes falados

Em 1943 Akira Kurosawa (foi um dos cineastas mais importantes do Japão, e seus filmes influenciam uma grande geração de directores do mundo todo), faz o seu filme de estreia, Kurosawa foi sempre um cineasta muito premiado, de referir o prémio “Leão de Ouro” no festival de Veneza em homenagem à sua carreira.

A partir de 1960 o cinema japonês começou a ser premiado, nomeadamente no festival de cinema de Cannes, dos festivais mais prestigiantes.

Actualmente vários filmes japoneses são adaptados por outros realizadores têm como exemplo de sucessos The Ring, O Aviso e The Grudge, A Maldição, as bandas desenhadas, Manga, e as séries, Anime também já são adoptadas no cinema.

2 comentários:

Anónimo disse...

o vosso blog ta muito bonito!
bjihos e continuem

Anónimo disse...

o vosso blog ta muito bonito!
bjihos e continuem