Bem-Vindos...

Ao nosso blog "Japão - Etc." Somos um grupo de alunos do 12º ano da Escola D. Maria II de Vila Nova da Barquinha e no dia 20 de Março de 2007 realizámos uma palestra sobre o Japão, no âmbito da disciplina de Área de Projecto.

Como nem todas as pessoas tiveram disponibilidade para assistir, decidimos disponibilizar aqui todas as informações relativas às actividades que desenvolvemos, entre outras coisas que achamos que vão gostar! Por isso não deixem de nos visitar e deixar os vossos comentários!

Divulguem!!!

quinta-feira, 17 de maio de 2007

Entrevistas

Decidimos fazer entrevistas a alunos que aprendem japonês em Lisboa. Não são todos da mesma faculdade. Aqui ficam...

1 - Como te chamas?

Sílvia.

2 - Idade?

Vinte e oito anos.

3 - Morada?

Benfica, Lisboa.

4 - Qual a universidade/escola em que estudas?

Fac. Ciências Sociais e humanas.

5 - O que te fez querer aprender japonês?

O gosto pela cultura (cinema e literatura).

6 - Há mais homens ou mulheres a frequentar o curso?

Mais homens, mas cerca de 1/3 de mulheres.

7 - Quantos alunos estudam nesse curso?

Cerca de 20-30(na minha turma).

8 - Qual a tua opinião quanto ao curso?

Excelente, adoro as aulas e a língua.

9 - Descreve-nos o teu curso (Planificação: nº de anos, o que está previsto para cada ano. Professores: Portugueses, Japoneses, etc.).

São 8 níveis, divididos por 4 anos,a professora é japonesa.

10 - É difícil aprender japonês?

Não, apenas requer trabalho e persistência.

11 - A caligrafia é difícil?

Exige muita prática e alguns kanjis requerem muita atenção e precisão.

12 - É verdade que existem quatro tipos de “abecedário”?

Não são "abecedários", são sistemas de escrita não alfabéticos, 2 sílibicos (Hiragana e Katakana) e o outro logográfico (kanji).

13 - Cumprem alguma tradição do país que estudam (feriados, etc.)?

Não, apenas falamos disso nas aulas.
14 - Vais fazer alguma coisa com este curso ou é apenas para aprender a língua (Trabalhar como tradutor/a, etc.)?
É apenas para aprender.
15 - Já foste ao Japão? (Se sim: Gostaste? Tencionas voltar? / Se não: Gostavas de ir?)
Não e gostava muito de ir.
16 - Pensas vir a trabalhar ou viver no Japão?
Se tivesse oportunidade adorava viver lá alguns anos.
17 - A situação do japonês em Portugal (tem popularidade)?
Nos últimos tempos sim, graças à difusão de manga e anime.

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1 - Como te chamas?
Gil Marques.
2 - Idade?
Dezassete anos.
3 - Morada?
Barreiro.
4 - Qual a universidade/escola em que estudas?
Escola Secundária de Casquilhos.
5 - O que te fez querer aprender japonês?
Não só um gosto pela língua e cultura japonesa que tenho desde pequeno, mas também visto que saber uma língua não muito comum poderá ajudar-me no futuro.
6 - Há mais homens ou mulheres a frequentar o curso?
Mulheres.
7 - Quantos alunos estudam nesse curso?
Aproximadamente vinte na minha turma.
8 - Qual a tua opinião quanto ao curso?
Na minha opinião, o curso está bastante bem estruturado, apresentando aos alunos um ensino de qualidade e várias actividades extracurriculares ao longo do ano (como “workshops” onde se pode aprofundar mais a língua e a cultura japonesas).
9 - Descreve-nos o teu curso (Planificação: nº de anos, o que está previsto para cada ano. Professores: Portugueses, Japoneses, etc.).
O curso de Japonês da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa encontra-se dividido em oito níveis, sendo dois níveis leccionados em cada ano lectivo (ou seja, cada ano lectivo é composto por dois níveis) e totalizando quatro anos de curso. Visto que ainda estou no segundo ano (níveis três e quatro), é-me difícil falar sobre o planeamento do curso, no entanto, posso relatar que o primeiro ano se destina a um primeiro contacto com a língua, uma iniciação em que se aprendem os dois “alfabetos” silábicos (“Hiragana” e “Katakana”) e alguns elementos do sistema de escrita mais complexo (os “Kanji”). A professora do curso é de origem japonesa e, a meu ver, tem um modo de ensinar um pouco peculiar: a repetição. Repetimos vezes sem conta aquilo que aprendemos, sempre com calma, sem qualquer pressa. E resulta, é eficaz.
10 - É difícil aprender japonês?
Para mim, aprender Japonês ou qualquer outra língua estrangeira é algo que não se pode classificar como fácil ou difícil. Sei que existem pessoas que pensam que é uma das línguas mais difíceis, mas eu não penso assim. Na minha opinião, as línguas não podem ser consideradas como fáceis ou difíceis de aprender, depende tudo de um à-vontade de cada um, o gosto ou “não-gosto” pelas línguas, entre outros factores. Posso assim afirmar que gosto de aprender Japonês.
11 - A caligrafia é difícil?
Este talvez seja o único aspecto das línguas orientais que pode ser considerado difícil ou fácil. No entanto, não gosto de usar a palavra difícil para isto, prefiro utilizar o vocábulo “complicado”, já que, a meu ver, a escrita não pode ser considerada difícil, mas sim complicada devido ao facto de ser totalmente diferente dos sistemas caligráficos ocidentais. Mas não, não acho que a caligrafia japonesa seja deveras complicada.
12 - É verdade que existem quatro tipos de “abecedário”?
Bem, que eu saiba da existência, existem apenas 3 sistemas ortográficos no Japão: “Hiragana”, “Katakana” e “Kanji”. Existe ainda uma desinência que engloba os dois primeiros: “Kana”; Depois temos o “Furigana” e o “Romanji”. O primeiro são os pequenos “Kana” que aparecem por cima ou ao lado (dependendo da apresentação formal do texto) dos “Kanji” e indicam como estes são lidos, já que existem milhares de “Kanji” e outros milhares de combinações de “Kanji”, com as quais os sons destes mudam. É assim praticamente impossível para qualquer pessoa conseguir ler um texto de nível médio ou alto sem ter que recorrer ao “Furigana”. Quanto ao “Romanji”, este é a “transcrição” dos sons dos “Kana” e “Kanji” no alfabeto romano.
13 - Cumprem alguma tradição do país que estudam (feriados, etc.)?

Aprendemos em aula várias tradições japonesas, mas não é recorrente o uso destas. Normalmente apenas as praticamos quando estas nos são leccionadas ou em outros casos pontuais.
14 - Vais fazer alguma coisa com este curso ou é apenas para aprender a língua (Trabalhar como tradutor/a, etc.)?
Este curso, além de servir para minha realização pessoal, ser-me-á também útil para o meu futuro, visto que pretendo seguir uma carreira ligada às letras. Pretendo não só ser tradutor, mas também professor de línguas e/ou interprete.
15 - Já foste ao Japão? (Se sim: Gostaste? Tencionas voltar? / Se não: Gostavas de ir?)
Nunca tive a oportunidade de visitar o Japão, no entanto é algo que me agradaria imenso. Existem vários factores que impossibilitam a minha ida a este país, entre eles a questão montaria e a linguística, já que sei que não me conseguiria “desenrascar” com tão pouco tempo de aulas de Japonês.
16 - Pensas vir a trabalhar ou viver no Japão?
Nestes últimos tempos tenho vindo a pensar seriamente nessa possibilidade. Se o meu interesse por esta cultura não decrescer (e espero que não), gostaria de trabalhar como professor de línguas no Japão, entre elas o Português, como é óbvio. Além disso, com a globalização, ser-me-ia também possível fazer traduções para empresas portuguesas, o que asseguraria a minha ligação com o meu país natal.
17 - A situação do japonês em Portugal (tem popularidade)?
Já houveram dias mais negros para o japonês em Portugal. Hoje em dia a cultura japonesa está a espalhar-se cada vez mais pelo mundo, assim como por Portugal. Há alguns anos atrás era impensável ouvir-se falar de qualquer manifestação de cultura japonesa nas ruas ou nas escolas. No entanto, ainda hoje estava no metro a falar com duas amigas minhas sobre “anime”, e uma senhora, com os seus 20 anos, perguntou-nos se sabíamos da existência de algum evento de cultura japonesa na área de Lisboa nos próximos tempos. Além disso, na minha escola também já tenho ouvido outros alunos a falarem sobre vários temas da cultura japonesa. Definitivamente, a situação de Portugal não está mesmo nada má tendo em conta que nesta última década o interesse pelo Japão, possivelmente, quintuplicou ou octuplicou. Enfim, evoluiu bastante.
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1 - Como te chamas?

Luís Coelho.
2 - Idade?
Dezoito anos.
3 - Morada?
Oeiras, Lisboa.
4 - Qual a universidade/escola em que estudas?
Escola Secundária Sebastião e Silva.
5 - O que te fez querer aprender japonês?
Interesse na cultura, curiosidade e penso que saber uma língua assim me poderá trazer vantagens.
6 - Há mais homens ou mulheres a frequentar o curso?
Homens.
7 - Quantos alunos estudam nesse curso?
A minha turma (2ºano) tem aproximadamente 20 alunos, mas as turmas do 1º ano, que são 2, apresentam cerca de trinta. O terceiro e quarto anos também devem ter cerca de 20, o que dá um total de 120 alunos.
8 - Qual a tua opinião quanto ao curso?

Muito bom, permite aos alunos aprenderem a língua e cultura japonesa e ao mesmo tempo passar umas divertidas 2 horas semanais, sem comprometer em nada a aprendizagem. Gostava também de referir que o ponto forte (ou o mais forte) do curso é sem dúvida a professora, que para além de ensinar muito bem e falar bem português, é muito simpática.
9 - Descreve-nos o teu curso (Planificação: nº de anos, o que está previsto para cada ano. Professores: Portugueses, Japoneses, etc.).

O curso tem como objectivo principal ensinar a língua japonesa aos alunos, tanto a escrita como a oral, e dar a conhecer sobre a cultura deste país, sob a forma de fichas informativas, vídeos, etc. Este apresenta 4 anos, tendo cada ano 2 níveis (semestres), sendo por isso 8 níveis. A professora é de origem japonesa, o que é uma grande vantagem, ainda por cima pois fala português. Como me encontro no início do 2º ano, não posso dizer o que se vai aprender em diante, mas no que se refere ao 1º ano, aprendesse Hiragana e Katakana, uma pequena introdução aos Kanji, diálogos e composições.

10 - É difícil aprender japonês?

Ao se tratar de uma língua completamente diferente da nossa, terá de haver uma fase de adaptação. A dificuldade em si não é muita, apenas é necessária muita prática.

11 - A caligrafia é difícil?

Os alunos quando aprendem os "símbolos" tendem a faze-los da forma mais perfeita e redonda possível, mas isso é desprezível, pois o modo como estes são ensinados nada tem a haver com o modo como se escreve no Japão. A caligrafia requer mais atenção quando feita a pincel.
12 - É verdade que existem quatro tipos de “abecedário”?

Existem 3 sistemas de escrita, dos quais 2 podem ser considerados equivalentes a "abecedários" (Hiragana e Katakana), em que cada símbolo corresponde a uma sílaba. O restante (kanji) provem do sistema de escrita chinês e cada símbolo apresenta um "significado".
13 - Cumprem alguma tradição do país que estudam (feriados, etc.)?

Normalmente não, mas na primeira aula do ano (depois do ano novo) jogamos um jogo típico do ano novo japonês. O jogador com os olhos fechados tinha de colocar os olhos, boca, etc. na cara de um boneco, muito engraçado! Tirando isso, apenas falávamos dos costumes e feriados na aula e através de fichas informativas.
14 - Vais fazer alguma coisa com este curso ou é apenas para aprender a língua (Trabalhar como tradutor/a, etc.)?

Apenas para aprender a língua, mas nunca se sabe...pode dar jeito.
15 - Já foste ao Japão? (Se sim: Gostaste? Tencionas voltar? / Se não: Gostavas de ir?)
Infelizmente não, mas gostava mesmo muito de ir, nem que fossem só umas férias.
16 - Pensas vir a trabalhar ou viver no Japão?

Quando for mais velho penso melhor sobre o assunto. Tenciono ir lá de férias, viver e trabalhar já apresenta mais impedimentos… mas gostava de o fazer.
17 - A situação do japonês em Portugal (tem popularidade)?

Comparando à popularidade que tem noutros países, a situação em Portugal deixa um pouco a desejar. No entanto, não nos podemos queixar, já que tem havido melhoras significativas, muito devido ao anime e manga. Enfim, acho que com o tempo vamos lá.

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Obrigado a todos pela vossa ajuda no nosso projecto!

1 comentário:

Ilúvatar disse...

sou aluno da escola eça de queiroz e estou a afzer um trabalho sobre o japao e precisava da vossa ajuda. se fosse possivel disponibilizar alguma da vossa informação ficava-vos muito grato
cumprimentos
Nuno Azevedo

nunovicio@hotmail.com